“Venezuela não é governada por um governo, mas por uma organização de narcotráfico”
O próximo Secretário de Estado dos Estados Unidos acusou a Venezuela de ser governada por uma "organização narcotraficante" e alertou que iranianos já estão produzindo drones no país sul-americano
O senador Marco Rubio está se preparando para assumir o cargo de Secretário de Estado dos Estados Unidos.
Durante sua sabatina, Rubio adotou um tom sério ao discutir sua visão sobre regimes ditatoriais, mas também manteve um tom leve em algumas interações com os senadores.
O Secretário de Estado ocupa a quarta posição na linha de sucessão presidencial e é o responsável pela política externa dos EUA.
Venezuela e América Latina
O próximo Secretário de Estado dos Estados Unidos acusou a Venezuela de ser governada por uma “organização narcotraficante” e alertou que iranianos já estão produzindo drones no país sul-americano.
“Lamentavelmente, Venezuela não é governada por um governo, mas por uma organização de narcotráfico que se empoderou como um Estado nacional”, disse Rubio, criticando, em seguida, a administração Biden por ter acreditado que Maduro cumpriria os acordos de Barbados.
Ele também expressou preocupação com a crescente presença da China na América Latina e manifestou seu desejo de focar na região em sua nova função, algo considerado sem precedentes por muitos aliados.
Nos últimos dois anos, Rubio tem criticado e atuado nos bastidores, acusando o governo Lula de ajudar Nicolas Maduro e outros líderes de esquerda na região.
Rússia e Otan
A senadora Jeanne Shaheen (D-New Hampshire), principal democrata do painel, destacou a qualificação de Rubio para o cargo, mas questionou suas perspectivas sobre alianças dos EUA com a Otan e a Ucrânia.
Em resposta, Rubio afirmou que seguiria as diretrizes de Trump como chefe do Departamento de Estado, reiterou seu compromisso com a defesa da Otan e criticou o ditador russo Vladimir Putin.
“Não há dúvida disso, mas esta guerra precisa terminar”, disse Rubio. “E eu acho que deveria ser a política oficial dos Estados Unidos que queremos vê-la chegar ao fim.”
Ele acrescentou que Putin busca ter máxima influência na situação atual, mas que a Ucrânia também deve ter seu espaço negociador.
Israel e Hamas
Rubio comentou ainda sobre as negociações em andamento para um possível cessar-fogo entre Israel e Hamas e expressou otimismo quanto à colaboração entre as administrações Biden e Trump durante o período de transição para garantir a libertação imediata de reféns.
Confirmação de Rubio
A trajetória para a confirmação de Rubio parece ser mais tranquila do que a enfrentada por outros indicados por Trump até agora. Como um membro experiente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, ele é amplamente conhecido pelos legisladores que o interrogam.
Caso seja confirmado, o republicano da Flórida se tornará o primeiro latino a ocupar o cargo mais alto da diplomacia americana.
Nascido na Flórida como filho de imigrantes cubanos, foi eleito senador pela primeira vez em 2010 e construiu uma reputação como uma voz forte contra regimes autoritários na China, Irã, Cuba e Venezuela.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)