Venezuela: Exército reafirma “lealdade absoluta” a Maduro
Oposição, que declarou vitória nas eleições presidenciais de 28 de julho, pediu aos militares que "se colocassem ao lado do povo"
As Forças Armadas da Venezuela reafirmaram sua “lealdade absoluta” ao ditador, Nicolás Maduro, nesta terça-feira, 6 de agosto, na esteira de apelos da oposição.
“Ratificamos nossa absoluta lealdade ao cidadão Nicolás Maduro Moros”, disse o ministro da Defesa, general Vladimir Padrino (foto), durante uma transmissão pela televisão estatal Venezolana de Televisión.
A declaração se dá um dia após os líderes da oposição, María Corina Machado e Edmundo González, publicarem uma carta aberta. No texto, a dupla, que declarou vitória nas eleições presidenciais de 28 de julho, pede aos militares que “se coloquem ao lado do povo”.
Padrino afirmou nesta terça que “apelos fátuos e irracionais buscam quebrar nossa unidade e institucionalidade, mas nunca conseguirão fazer isso”.
O que diz a carta da oposição?
A oposição da Venezuela publicou uma carta nesta segunda-feira, 5 de agosto, pedindo às Forças Armadas que “se coloquem ao lado do povo”.
“Fazemos um chamado à consciência dos militares e policiais para que se coloquem ao lado do povo e de suas próprias famílias”, diz o documento, assinado pela líder da oposição, María Corina Machado (foto), e pelo candidato presidencial da coalizão, Edmundo González Urrutia (foto).
Esse também é o primeiro texto em que González se apresenta como “presidente-eleito” da Venezuela.
Na carta, a dupla afirma que “a Venezuela e o mundo inteiro sabem que nas eleições do último 28 de julho nossa vitória foi avassaladora. Desde o mais humilde cidadão, testemunha, membro de mesa, oficial das Forças Armadas, policial, até os organismos internacionais e governos, sabem disso. Com as atas em mãos, o mundo viu e reconheceu o triunfo das forças democráticas”.
Leia também:
O maior desafio à ditadura chavista
São as Forças Armadas, estúpido!
A ditadura de Nicolás Maduro, que controla as autoridades eleitorais, não liberou as atas das seções eleitorais até esta segunda, mais de uma semana após o pleito.
Apuração da base de María Corina e González…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)