Ursula von der Leyen: “Ganhamos as eleições europeias, meus amigos”
Legenda de centro-direita conquistou 186 assentos no Parlamento Europeu, 53 a mais do que os socialistas
Ursula von der Leyen (foto), candidata do European People’s Party (EPP) à Comissão Europeia, celebrou a vitória da centro-direita nas eleições europeias que se finalizam neste domingo, 9.
Em discurso na sede de seu partido, ela prometeu trabalhar como um “escudo contra os extremos, da esquerda e da direita” no Parlamento Europeu.
“Hoje é um bom dia para o EPP. Ganhamos as eleições europeias, meus amigos”, afirmou Von der Leyen em Bruxelas, logo após a primeira projeção apontar para uma vitória nas eleições europeias.
“O EPP é o grupo político mais forte do Parlamento Europeu, o EPP tem o maior número de líderes, (…) não é possível formar uma maioria sem o EPP e, em conjunto, vamos construir um escudo contra os extremos, da esquerda e da direita, vamos detê-los.”
A legenda, segundo a primeira projeção do Parlamento Europeu, conquistou 186 assentos, 53 a mais do que os social-democratas. O partido mantém-se como a principal força política europeia, seguido pelo grupo dos social-democrata (S&D), de centro-esquerda, que conquistou 133 cadeiras e continua como segunda maior bancada.
Em terceiro lugar aparecem os liberais do Renew, que devem ficar com 82 cadeiras. Os três são as maiores forças de de apoio de Ursula von der Leyen, que tenta a reeleição como presidente da Comissão Europeia.
As alianças mais à direita do EPP são a Identidade e Democracia (ID), que inclui o partido francês de Marine Le Pen, e o Conservadores e Reformistas Europeus (ECR), que tem em seus quadros a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.
O grupo de Meloni deve chegar a 70 assentos, alta de 8 cadeiras ante 2019. Já o grupo de Le Pen deve chegar a 60 cadeiras.
O Parlamento Europeu tem 720 cadeiras, que são distribuídas de acordo com a população de cada país. Os mais populosos têm mais assentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)