Ao vivo: ONU faz reunião de emergência para discutir guerra na Ucrânia
Começou há pouco a sessão emergencial da Assembleia Geral da ONU, que vai discutir a invasão da Ucrânia pela Rússia. A reunião foi convocada com o objetivo de aprovar uma mensagem mais ampla de condenação às atrocidades de Vladimir Putin. Na semana passada, o governo russo conseguiu vetar no Conselho de Segurança...
Começou há pouco a sessão emergencial da Assembleia Geral da ONU, que vai discutir a invasão da Ucrânia pela Rússia. A reunião foi convocada com o objetivo de aprovar uma mensagem mais ampla de condenação às atrocidades de Vladimir Putin.
Na semana passada, o governo russo conseguiu vetar no Conselho de Segurança a aprovação de um texto duro contra o massacre. Mas os 11 países que tentaram sancionar Moscou usaram um recurso regimental para convocar a rara sessão de hoje.
Antes, a ONU só havia realizado outras 10 reuniões do gênero. A Assembleia Geral não tem poder sancionador, mas o amplo apoio dos países membros pode isolar ainda mais a Rússia em sua tentativa de decapitar o governo de Vlodymyr Zelensky — inclusive, com influência sobre a própria população russa.
Como mostramos há pouco, pelo menos 500 mil pessoas já deixaram a Ucrânia após o início da guerra. Representantes russos e ucranianos estão na fronteira com Belarus para discutir um cessar-fogo na região.
Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)