UE suspende acordo que facilita emissão de vistos para russos
Seis meses após a invasão da Ucrânia, os chanceleres da União Europeia (foto) decidiram nesta quarta-feira (31) suspender um acordo que flexibiliza a concessão de vistos para cidadãos da Rússia...
Seis meses após a invasão da Ucrânia, os chanceleres da União Europeia (foto) decidiram nesta quarta-feira (31) suspender um acordo que flexibiliza a concessão de vistos para cidadãos da Rússia, informa o jornal francês Le Monde.
Os representantes dos países europeus reunidos em Praga (República Tcheca), no entanto, não concordaram com uma proibição mais ampla de vistos para russos, conforme o solicitado por alguns-estados membros.
Segundo Josep Borrell, o chefe da diplomacia da UE, os chanceleres concordaram que as relações com Moscou “não podem permanecer inalteradas” e que o acordo para facilitar os vistos, assinado em 2007, deve ser “totalmente suspenso”.
Borrell disse ainda que a suspensão do acordo tornará a obtenção de vistos para cidadãos russos “mais difícil” e “mais longa”. “Isso reduzirá significativamente o número de novos vistos emitidos pelos estados-membros da UE”, acrescentou.
Em um aceno aos países do Leste Europeu que demandam medidas mais duras contra o regime de Vladimir Putin, o chefe da diplomacia do bloco declarou que os países que fazem fronteira com a Rússia “podem agir em nível nacional para restringir a entrada na UE”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)