UE diz que financiará reconstrução da Ucrânia com ativos russos congelados
Os principais líderes da União Europeia anunciaram, nesta sexta-feira (3), que o bloco irá financiar a reconstrução da Ucrânia com ativos russos congelados...
Os principais líderes da União Europeia anunciaram, nesta sexta-feira (3), que o bloco irá financiar a reconstrução da Ucrânia com ativos russos congelados.
Em encontro realizado em Kiev, a UE expressou apoio à adesão da Ucrânia ao bloco e se comprometeu a enviar ao país um pacote de 25 milhões de euros (R$ 137,7 milhões) em ajuda humanitária.
“A UE intensificará seus esforços para usar ativos congelados da Rússia para apoiar os propósitos de construção e reparação da Ucrânia, de acordo com o direito europeu e o direito internacional”, disseram em declaração conjunta o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Em coletiva de imprensa após o encontro, Michel afirmou que “o futuro da Ucrânia está dentro da UE”. O presidente do Conselho Europeu, no entanto, não apresentou um cronograma para a adesão ucraniana.
Von der Leyen também anunciou que o décimo pacote de sanções do bloco, programado para 24 de fevereiro, visará a tecnologia que a Rússia utilizou em mísseis e drones.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)