Ucrânia tenta atacar Moscou durante farsa eleitoral de Putin
Este é o último dia da eleição que irá referendar mais um mandato para Vladimir Putin, no poder há quase 25 anos
A Ucrânia lançou neste domingo, 17, um grande ataque com drones contra a Rússia. Pelo menos oito regiões do país vizinho foram alvo, inclusive Moscou.
Três aeroportos da capital russa, incluindo os internacionais Domodedovo e Vnukovo, restringiram o tráfego aéreo nesta manhã.
O exército da Rússia afirmou ter abatido 36 drones ucranianos que sobrevoavam várias regiões do país. Quatro deles foram direcionados para Moscou.
Várias regiões russas, em especial Belgorod e Kursk, ambas na fronteira com a Ucrânia, têm sido alvo de vários ataques de drones nos últimos dias, tendo como alvo infraestruturas de energia.
A farsa eleitoral de Putin
Este é o último dia da eleição que irá referendar mais um mandato para Vladimir Putin, no poder há quase 25 anos.
O autoritário líder russo, presidente ou chefe de governo durante um quarto de século, é candidato a permanecer à frente do país pelo menos até 2030, sendo o ditador no poder há mais tempo na Rússia desde Stálin.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, parabenizou ironicamente Putin pela vitória nas eleições que começaram na sexta-feira:
“Gostaria de dar os parabéns a Vladimir Putin pela vitória esmagadora nas eleições que começam hoje. Sem oposição. Sem liberdade. Sem escolha.”
Uma matéria do jornal The Economist resume bem a situação:
“Numa terra onde políticos de oposição estão mortos, na prisão ou no exílio, onde falar a verdade às autoridades é uma infração criminal e onde um autocrata paranoico não hesita em matar centenas de milhares de seus próprios cidadãos e vizinhos para afirmar e manter seu poder, uma eleição parece algo inteiramente desnecessário; uma farsa extravagante ou um anacronismo bizarro.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)