Ucrânia foi o primeiro lugar da Europa a ser habitado
Nova pesquisa científica revela a possibilidade de que uma área em Korolevo, no oeste da Ucrânia, pode ter sido o primeiro lugar na Europa a ser habitado por humanos. A descoberta, baseada na utilização de uma ferramenta de datação que utiliza raios cósmicos, sugere que o local já era ocupado pelo Homo erectus há pelo...
Nova pesquisa científica revela a possibilidade de que uma área em Korolevo, no oeste da Ucrânia, pode ter sido o primeiro lugar na Europa a ser habitado por humanos. A descoberta, baseada na utilização de uma ferramenta de datação que utiliza raios cósmicos, sugere que o local já era ocupado pelo Homo erectus há pelo menos 1,4 milhão de anos.
O estudo foi realizado em um local que vem sendo objeto de pesquisas desde os anos 1970, por conta de um grande número de ferramentas de pedra encontradas enterradas em seu solo. Esses utensílios, encontrados ao lado de um local rico em rochas vulcânicas, ideais para a confecção de tais ferramentas, foram submetidos a uma análise molecular.
Método inovador de datação
A datação dessas ferramentas foi possível graças a um método que utiliza raios cósmicos para estabelecer a idade de objetos. Os raios são tão intensos que dividem os núcleos dos átomos, gerando isótopos que só se formam em áreas expostas. Uma vez que os raios cósmicos não penetraram profundamente em objetos sólidos, os isótopos radioativos produzidos por eles acabam por decair em outros isótopos conforme o tempo passa, permitindo assim determinar a idade dos objetos estudados.
A ausência de ossos na área é justificada pelo solo ácido, que não favorece a preservação desse tipo de material. Assim, presume-se que os habitantes do local foram os Homo erectus, que viveram em áreas de África, Europa e Ásia há cerca de dois milhões de anos.
Deslocamento dos primeiros europeus
Evidências encontradas na Geórgia, país localizado entre a Europa e a Ásia, apontam que lá viveram hominídeos há 1,7 milhão de anos, enquanto na França e Espanha, as evidências são de 1,2 milhão de anos. Isso sugere um provável padrão de migração a partir da África até a Geórgia e depois para a Ucrânia, seguindo para outros países europeus. Além disso, existem indicativos de que este Homo erectus passou pelo Estreito de Bósforo, na Turquia.
Este estudo, portanto, fornece novos insights e levanta questões fascinantes sobre a antiga mobilidade humana e a colonização da Europa, acrescentando outra camada em nossa compreensão dos primeiros passos da humanidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)