Ucrânia firma acordo para reabrir portos para exportação de grãos
Ucrânia e Rússia firmaram um acordo nesta sexta-feira (22) para liberar a exportação de grãos produzidos pela Ucrânia. Os envios estavam paralisados desde o início da invasão russa ao país, em 25 de fevereiro, o que pressionou o preço dos alimentos no mundo todo...
Ucrânia e Rússia firmaram um acordo nesta sexta-feira (22) para liberar a exportação de grãos produzidos pela Ucrânia. Os envios estavam paralisados desde o início da invasão russa ao país, em 25 de fevereiro, o que pressionou o preço dos alimentos no mundo todo.
A decisão foi anunciada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Turquia, que mediaram as tratativas com Kiev e Moscou.
Detalhes sobre os termos acertados são escassos, mas o que se sabe é que navios com destino a Ucrânia serão vistoriados para afastar a presença de armas e equipamentos militares. Navios que saiam da Ucrânia – mas não se dirijam para a Turquia – também serão alvos de inspeção.
Com a decisão, devem ser liberados cerca de 25 milhões de toneladas de grãos paradas em portos ucranianos – um dos principais produtores agrícolas do mundo. A dificuldade em liberar grãos como trigo já causa uma crise alimentar em países da África e Oriente Médio e pressiona o preço da commodity nos mercados.
O acordo não é sinal de uma distensão entre os dois lados do conflito: o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak explicou que a Ucrânia acertou os termos diretamente com a Turquia/ONU e a Rússia, por sua vez, fez o mesmo com Istambul e as Nações Unidas. “A Ucrânia não assina documentos com a Rússia”, ressaltou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)