Ucrânia e Rússia concordaram com cessar-fogo no Mar Negro, diz Casa Branca
Trump acatou pedido de Moscou para reinserir o país no mercado mundial de exportações agrícolas e de fertilizantes

A Casa Branca informou nesta terça-feira, 25, que a Ucrânia e a Rússia concordaram com a suspensão dos combates no Mar Negro, após três dias de reuniões realizadas em Riad, na Arábia Saudita, segundo o The New York Times.
Apesar de confirmar o acordo, o Kremlin disse que honraria os termos firmados somente após o banco agrícola estatal ser reconectado ao sistema de pagamento internacional, cuja empresa foi punida após a Rússia invadir a Ucrânia em 2022.
Em declaração oficial, a Casa Branca confirmou que a Ucrânia e a Rússia concordaram em proteger a navegação no Mar Negro e proibir o uso da força militar contra embarcações comerciais. Além disso, o governo americano atendeu o pedido de Moscou para “restaurar o acesso da Rússia ao mercado mundial de exportações agrícolas e de fertilizantes”.
No comunicado, os Estados Unidos também afirmaram que os países concordaram em desenvolver medidas para “implementar o acordo do presidente Trump e do presidente Putin” para proibir o ataque mútuo voltado às instalações de energia.
Do lado ucraniano, ficou acordado o apoio americano para a libertação de civis e crianças ucranianas presas na Rússia, além do retorno dos prisioneiros de guerra.
Leia mais: “Rússia deixa negociação com EUA sobre Ucrânia sem assinar nada”
Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou no sábado, 22, que os esforços para evitar a escalada da guerra entre Rússia e Ucrânia estão “relativamente sob controle”.
Em entrevista ao site Outkick, ele destacou a importância de “discussões racionais” e de sua relação com Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky para negociar o fim do conflito.
Na semana anterior, Trump conversou separadamente com os líderes, buscando um cessar-fogo de 30 dias.
Embora o acordo não tenha sido alcançado, Putin aceitou suspender ataques a infraestruturas energéticas por um mês. Segundo a Casa Branca, a medida visa reduzir o impacto sobre civis e permitir a reconstrução do setor, além de representar um passo inicial para encerrar a guerra.
Leia também: Ataque russo em área residencial de Kiev deixa mortos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)