Ucrânia destrói pontes em Kursk e avança em território russo
As tropas ucranianas cruzaram as fronteiras da Rússia no início deste mês, lançando uma ofensiva que pegou Moscou de surpresa
As forças ucranianas atacaram uma ponte no território russo de Kursk em uma tentativa de interromper as operações de combate da Rússia na região, anunciou neste domingo, 18 de agosto, a Força Aérea ucraniana.
Na sexta-feira, 16 de agosto, uma outra ponte sobre o rio Seym, em Kursk, também havia sido destruída.
“Uma nova ponte a menos. A Força Aérea continua a privar o inimigo das suas capacidades logísticas por meio de ataques aéreos de precisão”, afirmou o comandante da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Oleshchuk, em comunicado gravado em vídeo
As tropas ucranianas cruzaram as fronteiras da Rússia no início deste mês, lançando uma ofensiva que pegou Moscou e os aliados ocidentais de surpresa.
A operação pode alterar a dinâmica da guerra, colocando o governo de Vladimir Putin em uma situação defensiva inédita. Entretanto, o ataque também coloca a Ucrânia em uma posição vulnerável, potencialmente enfraquecendo suas próprias linhas de defesa nas regiões orientais do país.
Ajuda massiva para a Ucrânia
Segundo a revista americana “Politico”, o governo dos Estados Unidos estaria “aberto” a equipar a Ucrânia com mísseis de cruzeiro de longo alcance para uso com aviões de combate, incluindo os F-16 que acabaram de ser entregues.
A Ucrânia há muito solicita armas mais poderosas aos seus aliados ocidentais, a fim de combater de forma mais eficaz as tropas invasoras do ditador russo Vladimir Putin.
Os mísseis de cruzeiro dariam à Ucrânia a oportunidade de impedir ou destruir o fornecimento de armas, munições ou combustível, bem como de destruir centros de comando russos que estão atualmente inacessíveis em território russo.
Isto poderia potencialmente mudar a situação na frente, onde o exército ucraniano – para além do atual sucesso na região de Kursk, na Rússia – tem estado recentemente sob pressão crescente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)