Ucrânia desliga usina nuclear de Zaporizhzhia
A empresa estatal de gerenciamento de energia atômica da Ucrânia, a Energoatom, anunciou neste domingo (11) que desligou, por questões de segurança, o último dos seis reatores da usina nuclear de Zaporizhzhia. Com a medida, a planta deixou de gerar eletricidade. Nos últimos dias, a região onde fica localizada a usina...
A empresa estatal de gerenciamento de energia atômica da Ucrânia, a Energoatom, anunciou neste domingo (11) que desligou, por questões de segurança, o último dos seis reatores da usina nuclear de Zaporizhzhia. Com a medida, a planta deixou de gerar eletricidade.
Nos últimos dias, a região onde fica localizada a usina nuclear, a maior da Europa, tem sido alvo de intensos bombardeios.
Os episódios aconteceram mesmo após a chegada dos inspetores da AIEA, que fazem uma vistoria na usina, sob vigilância de tropas de Vladimir Putin. Os russos ocupam o complexo desde março.
“Portanto, foi tomada a decisão de desligar a unidade de energia nº 6 e transferi-la para um estado mais seguro – desligamento a frio”, diz o comunicado da Energoatom.
A agência disse que o risco de mais danos à linha “continua alto”, o que forçaria a usina a ser “alimentada por geradores a diesel, cuja duração é limitada pelo recurso tecnológico e pela quantidade de diesel disponível”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)