Ucrânia decreta estado de emergência
Como estava previsto, o Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quarta-feira (23) uma declaração de estado de emergência válida para todo o país...
Como estava previsto, o Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quarta-feira (23) uma declaração de estado de emergência válida para todo o país, excetuando as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste, onde a medida já vigora desde 2014.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (foto), havia proposto a introdução do estado de emergência mais cedo, diante de uma possível ofensiva militar russa de larga escala.
A medida permite ao governo impor restrições ao deslocamento dos cidadãos e à divulgação de informações, aumentando a fiscalização de documentos e o controle sobre o trânsito de veículos. O Conselho de Segurança havia pedido que o estado de emergência fosse declarado em todo o território da Ucrânia, inicialmente, por 30 dias.
Na última terça (22), as Forças Armadas ucranianas anunciaram a mobilização de seus reservistas, contingente que conta com cerca de 200 mil pessoas de 18 a 60 anos e ao qual se somaram centenas de civis ao longo dos últimos meses.
Na última segunda (21), Vladimir Putin reconheceu a independência das regiões separatistas pró-Rússia e enviou a elas tropas para a “manutenção da paz”, após semanas de reforço das suas forças militares —hoje, cerca de 150 mil— na fronteira com o país vizinho.
Para o governo dos EUA, o número de soldados russos mobilizados já é suficiente para uma invasão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)