Ucrânia acusa Rússia de querer tomar usina nuclear; russos negam
Após a Ucrânia afirmar que a Rússia planeja assumir controle "total e permanente" da usina nuclear de Zaporizhzhia (foto) —a maior da Europa, com seis reatores—, a Agência Internacional de Energia Atômica) divulgou comunicado neste sábado (12) dizendo que os russos negaram tal possibilidade...
Após a Ucrânia afirmar que a Rússia planeja assumir controle “total e permanente” da usina nuclear de Zaporizhzhia (foto) —a maior da Europa, com seis reatores— a Agência Internacional de Energia Atômica) divulgou comunicado neste sábado (12) dizendo que os russos negaram tal possibilidade.
Localizada no sudoeste ucraniano, a a 560 km da capital, Kiev, Zaporizhzhia foi alvo de um ataque russo, que provocou incêndio em um laboratório e um centro de treinamento, no último dia 3 de março.
Segundo a própria AIEA, embora negue a intenção de tomar em definitivo a central nuclear, a Rússia mantém 400 militares dentro dela e convocou especialistas para avaliar a situação da radiação na região.
Ainda de acordo com a agência, a Ucrânia informou que o fornecimento de energia da central nuclear continua regular. Duas das quatro linhas de energia externa da usina foram danificadas. A situação está sendo contornada por meio de um gerador de energia a diesel, enquanto as linhas não são consertadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)