Ucrânia acusa Rússia de destruir represa que fornece água para usina nuclear
Um ataque destruiu a represa de Nova Kakhovka, na região de Kherson, no sul da Ucrânia. O reservatório fornece água para a usina nuclear de Zaporizhzhia, que está sob controle da Rússia...
Um ataque destruiu a represa de Nova Kakhovka, na região de Kherson, no sul da Ucrânia. O reservatório fornece água para a usina nuclear de Zaporizhzhia, que está sob controle da Rússia.
Kiev acusa Moscou de explodir a barragem. Já o Kremlin afirma que um ataque com artilharia durante a contraofensiva iniciada pelo governo de Volodymyr Zelenskiy no fim de semana teria atingido a represa.
O nível da água subiu 5 metros depois da explosão, e moradores do entorno do rio Dnipro, por onde passa a barragem, já deixaram suas casas, que ficaram alagadas. Após o ocorrido, Zelensky convocou uma reunião de emergência e escreveu a seguinte mensagem em suas redes sociais:
“Terroristas russos. A destruição da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka apenas confirma para o mundo inteiro que eles devem ser expulsos de todos os cantos do território ucraniano. Nem um único metro deve ser deixado para eles, porque eles usam cada metro para o terror. É apenas a vitória da Ucrânia que devolverá a segurança. E essa vitória virá. Os terroristas não poderão deter a Ucrânia com água, mísseis ou qualquer outra coisa.”
"A destruição da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka apenas confirma para o mundo inteiro que eles devem ser expulsos de todos os cantos do território ucraniano", escreveu o presidente da Ucrânia, @ZelenskyyUa, ao compartilhar vídeo que mostra os estragos causados pelo que… pic.twitter.com/kf2bOC0mVE
— O Antagonista (@o_antagonista) June 6, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)