Turquia diz que não aprovará entrada da Suécia e da Finlândia na Otan
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (à esquerda na foto), afirmou hoje, em coletiva de imprensa, que seu país não aprovará a entrada da Suécia e Finlândia na Otan. Os país sinalizaram...
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (à esquerda na foto), afirmou hoje, em coletiva de imprensa, que seu país não aprovará a entrada da Suécia e Finlândia na Otan. Os país sinalizaram a intenção de integrar a aliança militar do Ocidente após a invasão da Ucrânia pela Rússia e abandonaram a neutralidade histórica.
“Não diremos ‘sim’ a nações que aplicam sanções à Turquia para se juntar à organização”, disse Erdogan, que é aliado de Vladimir Putin (à direita na foto).
A Suécia suspendeu venda de armas para a Turquia desde 2019 devido à operação militar de Ancara na Síria. Além disso, como mostramos na sexta-feira (13), o presidente turco alega que os países escandinavos são “como uma casa de hóspedes para organizações terroristas”.
Erdogan também disse as delegações sueca e finlandesa “não deveriam se incomodar em vir a Ancara” para convencê-la a aprovar a entrada dos países na Otan.
Mais cedo, Putin afirmou que haverá “resposta” caso Finlândia e Suécia entrem na Otan.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)