Trump pode nomear Marco Rubio como secretário de Estado
A possível escolha de Rubio também foi elogiada pela Coalizão Judaica Republicana (RJC), que destacou seu histórico de apoio a Israel
Donald Trump pode indicar o senador Marco Rubio, da Flórida, como secretário de Estado dos Estados Unidos, segundo uma fonte citada pela Fox News.
Embora a decisão possa mudar até o último minuto, Trump estaria inclinado a escolher Rubio, que, além de ser um forte defensor das alianças dos EUA no exterior, possui um histórico de alinhamento com o ex-presidente em questões de política internacional.
Rubio, de 53 anos e filho de exilados cubanos, tem ampla experiência no Senado, onde atua nas comissões de Inteligência e Relações Exteriores. Apesar de ter sido rival de Trump nas acirradas primárias republicanas de 2016 — ocasião em que Trump o apelidou de “Little Marco” — Rubio tornou-se um aliado importante do ex-presidente no Senado nos últimos anos. Sua nomeação, se confirmada, faria dele o primeiro latino a assumir o cargo de secretário de Estado nos EUA, um marco histórico.
Entre suas posições, Rubio defende a manutenção das alianças dos EUA, inclusive com a OTAN. Rubio votou contra um pacote de ajuda de US$ 95 bilhões para a Ucrânia em abril e vem sugerindo uma solução negociada para o conflito com a Rússia, alinhando-se com a postura mais pragmática de Trump sobre o conflito.
A possível escolha de Rubio também foi elogiada pela Coalizão Judaica Republicana (RJC), que destacou seu histórico de apoio a Israel. O senador Norm Coleman, presidente da RJC, afirmou que “com Rubio liderando o Departamento de Estado, a América estará ao lado de seus aliados e enfrentará seus inimigos”, especialmente em tempos “extraordinariamente perigosos”.
Trump, que já está montando seu novo gabinete, também anunciou outras nomeações importantes nas últimas 24 horas, incluindo a deputada Elise Stefanik para a ONU e o ex-diretor do ICE, Tom Homan, para coordenar as políticas de fronteira dos EUA.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Luiz Silva
12.11.2024 07:41ele assinou uma carta contra o Xandão 1 mês atras .