Trump defende apoiadores que pediam ‘enforcamento’ de seu vice
Em entrevista a um jornalista da rede de TV ABC, Donald Trump (foto) defendeu apoiadores seus que durante a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro deste ano, gritavam slogans pedindo o "enforcamento" de seu vice, Mike Pence...
Em entrevista a um jornalista da rede de TV ABC, Donald Trump (foto) defendeu apoiadores seus que durante a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro deste ano, gritavam slogans pedindo o “enforcamento” de seu vice, Mike Pence.
O caso foi revelado pelo site americano Axios, que divulgou áudios de uma conversa do ex-presidente republicano com o repórter Jonathan Karl. A entrevista foi realizada para o próximo livro de Karl, cujo título será “Betrayal” (traição em inglês).
O jornalista questionou Trump sobre as palavras de ordem de seus apoiadores, que queriam impedir que o Congresso americano certificasse a vitória eleitoral do democrata Joe Biden. Na ocasião, a invasão do Capitólio acabou com cinco mortes.
“Bem, as pessoas estavam muito furiosas”, respondeu o republicano. “Elas estavam dizendo ‘enforquem Mike Pence'”, rebateu o jornalista. “É uma questão de bom senso, Jon. Como você pode —se você sabe que um voto é fraudulento, como você pode certificar um voto fraudulento para o Congresso? Como você pode fazer isso?”, afirmou Trump.
Pence presidia o processo de certificação eleitoral no Congresso, e Trump tentou pressioná-lo para anular a vitória de Biden —o que o vice-presidente dos EUA não tem poderes para fazer, já que seu papel de certificar os resultados é meramente cerimonial.
O site Axios lembra que o ex-presidente e o ex-vice podem se enfrentar na disputa pela candidatura do Partido Republicano à Casa Branca em 2024.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)