Trump anuncia acordo de cessar-fogo entre Hamas e Israel em Gaza
Com o anúncio, Trump se torna a primeira pessoa familiarizada com as negociações a confirmar publicamente o acordo.
O presidente eleito dos Estado Unidos, Donald Trump, ainda não tomou posse, mas confirmou que Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo em Gaza envolvendo a libertação de reféns.
“TEMOS UM ACORDO PARA OS REFÉNS NO ORIENTE MÉDIO. ELES SERÃO LIBERADOS EM BREVE. OBRIGADO!”, escreveu o republicano no Truth Social, sua própria rede social.
Com o anúncio, Trump se tornou a primeira pessoa familiarizada com as negociações a confirmar publicamente o acordo.
Em uma segunda mensagem, ele escreveu:
“Este acordo de cessar-fogo ÉPICO só poderia ter acontecido como resultado da nossa vitória histórica em novembro, pois sinalizou para o mundo inteiro que minha administração buscaria a paz e negociaria acordos para garantir a segurança de todos os americanos e nossos aliados. Estou emocionado que os reféns americanos e israelenses retornarão para casa para se reunirem com suas famílias e entes queridos.
Com este acordo em vigor, minha equipe de Segurança Nacional, por meio dos esforços do Enviado Especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, continuará trabalhando em estreita colaboração com Israel e nossos aliados para garantir que Gaza NUNCA mais se torne um refúgio seguro para terroristas. Continuaremos promovendo a PAZ ATRAVÉS DA FORÇA em toda a região, à medida que construímos o ímpeto deste cessar-fogo para expandir ainda mais os acordos históricos de Abraão. Este é apenas o começo de grandes coisas que virão para a América e, de fato, para o mundo!
Conseguimos tanto sem nem estar na Casa Branca. Imagine todas as coisas maravilhosas que acontecerão quando eu retornar à Casa Branca e minha administração estiver totalmente confirmada, para que eles possam garantir mais vitórias para os Estados Unidos!”
Trump furou o governo Biden
A imprensa israelense e as agências internacionais já noticiavam o acordo de cessar-fogo para Gaza, creditando a informação a “autoridades”.
EUA, Catar e Egito se preparavam para emitir uma declaração conjunta sobre o acordo quando Trump fez o anúncio.
O primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, também se preparava para fazer uma coletiva de imprensa em Doha e fornecer detalhes sobre o cessar-fogo.
O presidente dos EUA em exercício, Joe Biden, ainda não se manifestou sobre o assunto.
Leia também: Donald Trump já é o presidente dos Estados Unidos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)