Trump abre 30 pontos de vantagem sobre segundo colocado em Iowa
Donald Trump conquistou uma vitória sem precedentes nas primárias do Partido Republicano em Iowa, com uma margem de 30 pontos percentuais sobre o segundo colocado. O ex-presidente venceu em todas as zonas eleitorais do estado.
Donald Trump conquistou uma vitória sem precedentes nas primárias do Partido Republicano em Iowa, com uma margem de 30 pontos percentuais sobre o segundo colocado.
Trump assegurou 51% dos votos, enquanto o governador da Flórida, Ron DeSantis, ficou em segundo lugar com 21%, seguido de perto por Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, com 19%.
O ex-presidente americano venceu com mais folga nas regiões de mais baixa renda e nível de escolaridade em Iowa, segundo levantamento do The New York Times. DeSantis teve um desempenho uniforme entre os grupos socioeconômicos, enquanto Haley teve uma performance superior em áreas com eleitores mais ricos e com nível educacional superior.
Em 2016, Trump perdeu em Iowa para o senador Ted Cruz e mesmo assim venceu as primárias. Os eleitores republicanos do estado são considerados mais conservadores em temas morais e sociais. Em 2012, o vitorioso foi o ex-senador Rick Santorum.
A participação foi baixa, com apenas 110.000 votos, em comparação com 187.000 em 2016. A temperatura no estado de Iowa pode chegar a -40ºC em algumas regiões. Essas condições climáticas extremas podem ter influenciado o processo de escolha dos eleitores, já que os caucus exigem que as pessoas saiam de casa e se reúnam em locais públicos para debater e votar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)