Trio recebe Nobel de Química por descoberta e síntese de pontos quânticos
Os cientistas Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov foram anunciados nesta quarta-feira (4) como os ganhadores do Prêmio Nobel de Química deste ano...
Os cientistas Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov foram anunciados nesta quarta-feira (4) como os ganhadores do Prêmio Nobel de Química deste ano. A Real Academia Sueca de Ciências reconheceu suas contribuições significativas para a “descoberta e síntese de pontos quânticos”, que têm sido fundamentais no desenvolvimento de tecnologias como monitores de computador, telas de televisão e mapeamento de tumores.
De acordo com o Comitê do Nobel de Química, os pesquisadores conseguiram produzir partículas tão pequenas que suas propriedades são determinadas por fenômenos quânticos. Essas partículas, conhecidas como pontos quânticos, têm se mostrado extremamente importantes na nanotecnologia.
Acredita-se que no futuro essas descobertas possam contribuir para avanços na eletrônica flexível, sensores minúsculos, células solares mais finas e até mesmo comunicação quântica criptografada.
Além disso, nanopartículas e pontos quânticos têm sido utilizados em luzes LED e podem auxiliar cirurgiões durante procedimentos de remoção de tecido cancerígeno.
Os três cientistas laureados são figuras renomadas em suas áreas de atuação. Moungi Bawendi é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Louis Brus é professor emérito da Universidade de Columbia e Alexei Ekimov trabalha para a Nanocrystals Technology Inc.
Brus, que dedicou grande parte de sua carreira ao estudo de nanocristais, foi contratado pela AT&T Bell Labs em 1972, onde permaneceu por 23 anos. Já Bawendi realizou sua pesquisa de pós-doutorado com Brus e se juntou ao MIT em 1990, tornando-se professor em 1996. Por sua vez, Ekimov nasceu na União Soviética e trabalhou no Vavilov State Optical Institute antes de se mudar para os Estados Unidos. Em 1999, ele foi nomeado cientista-chefe da Nanocrystals Technology Inc.
O Prêmio Nobel de Química é o terceiro a ser anunciado este ano, seguindo os prêmios de medicina e física divulgados anteriormente.
BREAKING NEWS
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the 2023 #NobelPrize in Chemistry to Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus and Alexei I. Ekimov “for the discovery and synthesis of quantum dots.” pic.twitter.com/qJCXc72Dj8— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 4, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)