Trio ganha Nobel de Física por avanços no estudo de elétrons
Os cientistas Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier foram anunciados nesta terça-feira (3) como os vencedores do prêmio Nobel de Física de 2023 por suas pesquisas no campo da física quântica...
Os cientistas Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier foram anunciados nesta terça-feira (3) como os vencedores do prêmio Nobel de Física de 2023 por suas pesquisas no campo da física quântica. Utilizando pulsos de luz extremamente curtos, eles conseguiram estudar o comportamento dos elétrons em átomos e moléculas.
A Real Academia Sueca de Ciências afirmou que o trabalho dos laureados proporcionou à humanidade novas ferramentas para explorar o mundo dos elétrons em níveis microscópicos, com aplicações práticas nas áreas da eletrônica e do diagnóstico médico.
Os experimentos realizados pelos cientistas produziram pulsos de luz tão curtos que são medidos em attossegundos, uma medida temporal extremamente precisa. Isso permitiu que eles obtivessem imagens detalhadas dos processos ocorrendo dentro de átomos e moléculas.
Anne L’Huillier, uma das premiadas, expressou sua alegria em receber esse reconhecimento.
“É realmente um prêmio de prestígio e estou muito feliz em recebê-lo. É incrível”, afirmou.
L’Huillier é pesquisadora na Lund University, na Suécia, enquanto Pierre Agostini é professor na Ohio State University, nos Estados Unidos. Já Ferenc Krausz é diretor do Instituto Max Planck de Óptica Quântica.
Este é o segundo Nobel concedido esta semana. Na área da medicina, a cientista húngara Katalin Kariko e o colega norte-americano Drew Weissman foram laureados por suas descobertas no desenvolvimento de moléculas de mRNA, que possibilitaram a criação das vacinas contra a Covid.
BREAKING NEWS
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the 2023 #NobelPrize in Physics to Pierre Agostini, Ferenc Krausz and Anne L’Huillier “for experimental methods that generate attosecond pulses of light for the study of electron dynamics in matter.” pic.twitter.com/6sPjl1FFzv— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 3, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)