Tribunal dos EUA suspende liberação de documentos de Trump sobre invasão do Capitólio
Uma corte de apelação dos EUA determinou nesta quinta (11) que os documentos do governo Donald Trump ligados ao ataque de 6 de janeiro ao Capitólio não devem ser entregues à comissão do Congresso que investiga a invasão até que haja decisão final sobre o caso...
Uma corte de apelação dos EUA determinou nesta quinta (11) que os documentos do governo Donald Trump ligados ao ataque de 6 de janeiro ao Capitólio não devem ser entregues à comissão do Congresso que investiga a invasão até que haja decisão final sobre o caso, informa a agência Reuters.
Trump recorreu à Justiça para que os documentos fossem bloqueados após o atual presidente, Joe Biden, liberar seu acesso.
Na terça (9), como publicamos, a juíza distrital Tanya Chutkan permitiu que o comitê recebesse o material, que inclui gravações telefônicas e o cadastro de visitantes da Casa Branca, entre outros dados.
Os advogados do ex-presidente republicano recorreram, então, à Corte de Apelações do Distrito de Columbia para que a decisão de Chutkan fique suspensa enquanto apelam. O prazo dado para o Arquivo Nacional entregar os documentos ao Congresso é esta sexta (12).
A defesa de Trump alega “privilégio executivo”, doutrina legal que preserva a confidencialidade de certos registros da Casa Branca.
Em 6 de janeiro (foto), aliados do então presidente invadiram o prédio do Congresso americano enquanto os congressistas estavam reunidos para certificar a vitória eleitoral de Biden, não aceita por Trump. O ataque terminou com cinco mortos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)