Tribunal decreta bloqueio de contas de filha de ex-presidente de Angola
O Tribunal Provincial de Luanda decretou o bloqueio preventivo de contas bancárias pessoais da empresária angolana Isabel dos Santos, seu marido Sindika Dokolo e de Mário da Silva, além de nove empresas nas quais detêm participações...
O Tribunal Provincial de Luanda decretou o bloqueio preventivo de contas bancárias pessoais da empresária angolana Isabel dos Santos, seu marido Sindika Dokolo e de Mário da Silva, além de nove empresas nas quais eles detêm participações.
A reportagem é da Agência Lusa.
Isabel é filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos, que governou Angola por quase 40 anos. Deixou o cargo em 2017.
De acordo com a PGR de Angola, Isabel dos Santos e seus sócios celebraram negócios com o estado angolano por meio da Sodiam, empresa pública de venda de diamantes, e com a Sonangol, petrolífera estatal.
Com a Sonangol foi constituída a sociedade Esperaza Holding. A estatal entrou com 100% do capital, correspondente a 193 milhões de euros, tendo emprestado à sociedade Exem, de Isabel, 75 milhões de euros, “valores que até a presente data não foram devolvidos”.
Em outro negócio, a Sodiam, também de Isabel, investiu 146 milhões de dólares, por intermédio de um crédito concedido ao banco BIC, mediante garantia soberana do estado angolano, que continua a pagar a dívida “sem nunca ter recebido qualquer lucro até a presente data”.
Com a realização destes negócios, Angola teve um prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares, segundo a PGR angolana.
Em novembro de 2017, Isabel foi demitida da presidência da Sonangol por João Lourenço, atual presidente de Angola.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)