Tribunal de Haia abre investigação sobre invasão da Ucrânia
O procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, abriu nesta quarta-feira (2) uma investigação sobre alegações de crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio cometidos na Ucrânia desde 2013 e durante a atual invasão da Rússia ao país...
O procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, abriu nesta quarta-feira (2) uma investigação sobre alegações de crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio cometidos na Ucrânia desde 2013 e durante a atual invasão da Rússia ao país.
Sediado em Haia, na Holanda, o tribunal (foto) julga acusações de genocídio e de crimes contra a humanidade.
A investigação, segundo a corte, não se restringirá à atual invasão e recuará até 2013, quando Viktor Yanukovich, o poste de Vladimir Putin, ainda ocupava a Presidência da Ucrânia —ele seria derrubado pela onda de protestos de 2014.
Como publicamos, antes Khan planejava submeter à aprovação do TPI um pedido de apuração dos crimes durante a invasão da Ucrânia.
Hoje, no entanto, o procurador-chefe informou que 39 países já encaminharam denúncias ao tribunal, permitindo que seu escritório avance imediatamente nas investigações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)