Três ataques foram frustrados durante as Olimpíadas de 2024
Um dos ataques planejados teve como alvo “instituições israelenses ou representantes de Israel em Paris”, detalhou Olivier Christen.
Três ataques foram frustrados durante o período dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos deste verão, em Paris, mas também em Saint-Étienne, anunciou, na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, Olivier Christen, procurador nacional antiterrorismo.
Foi evitado um primeiro ataque “contra estabelecimentos do tipo bar, no entorno do estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne”, detalhou o promotor. Enquanto outro grupo tinha “planejado ataques contra instituições israelenses ou representantes de Israel em Paris”. Finalmente, um terceiro ataque foi planeado por duas pessoas de Gironde.
Todas as pessoas que planejaram estes ataques foram presas, “o que levou a 5 acusações, incluindo um menor”, acrescentou Olivier Christen. Todos estão agora encarcerados.
A ameaça jihadista: “O Daesh não desapareceu”
O procurador nacional antiterrorismo também indicou um aumento nas buscas preventivas e nas prisões domiciliárias antes dos Jogos, para evitar ameaças. “Foram realizadas 936 visitas domiciliares em 2024 [na França].
Olivier Christen especificou que estes ataques continuam principalmente sob “a ameaça jihadista”, representando “80% dos procedimentos abertos pela [a] acusação”. “O Daesh não desapareceu e divulga propaganda que tem impacto na população”, e em particular nos menores que são “muito sensíveis” a ele, explicou.
Perante este controle das ameaças, o procurador antiterrorismo elogiou o trabalho da polícia e do sistema de justiça. “Garantir a segurança é um desafio que foi superado graças a um investimento muito pesado durante vários meses”, disse Olivier Christen.
EUA alertaram sobre reconstituição do Estado Islâmico
Em julho, o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) alertou sobre o aumento dos ataques do grupo terrorista Estado Islâmico:
“De janeiro a junho de 2024, o ISIS reivindicou 153 ataques no Iraque e na Síria. A este ritmo, o ISIS está a caminho de mais do que duplicar o número total de ataques que reivindicou em 2023. O aumento dos ataques indica que o ISIS está tentando reconstituir-se após vários anos de diminuição da capacidade”, declarou o CENTCOM
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)