Tragédia na Índia: deslizamentos deixam 70 mortos
Chuva incessante causa deslizamentos e mortes no sul da Índia. Autoridades temem que o número de vítimas aumente
Deslizamentos de terra causados por chuvas torrenciais em Kerala, no sul da Índia, mataram pelo menos 70 pessoas nesta terça-feira, 30. A tragédia ocorreu na região montanhosa de Wayanad, destruindo várias casas e uma ponte, e deixando muitos ainda soterrados. As operações de resgate são dificultadas pelo mau tempo.
P M Manoj, secretário de imprensa do ministro-chefe de Kerala, confirmou o número de mortos, a maioria trabalhadores de plantações de chá. Imagens de TV mostraram equipes de resgate enfrentando lama e árvores derrubadas para alcançar os sobreviventes. Veículos foram arrastados para um rio transbordante, enquanto chamadas de socorro de pessoas presas eram transmitidas ao vivo.
Helicópteros foram mobilizados e o exército indiano está construindo uma ponte temporária após a destruição da principal ligação da área afetada. “Estamos fazendo todo o possível para resgatar nosso povo”, declarou a ministra da Saúde do estado, Veena George.
Em uma postagem na plataforma X, o primeiro-ministro Narendra Modi expressou solidariedade: “Estou angustiado com os deslizamentos em Wayanad. Meus pensamentos estão com aqueles que perderam entes queridos e minhas orações com os feridos.” Modi anunciou uma compensação de R$ 11.840 para as famílias das vítimas.
O Departamento Meteorológico da Índia emitiu um alerta para Kerala, prevendo mais chuvas. As escolas foram fechadas em algumas partes do estado, um popular destino turístico, conhecido por suas chuvas intensas e propensão a enchentes e deslizamentos. Em 2018, quase 500 pessoas morreram em uma das piores inundações do estado.
O cientista climático Roxy Mathew Koll, do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical, afirmou que os padrões de monções estão cada vez mais erráticos devido às mudanças climáticas, exacerbando a ocorrência de deslizamentos e inundações. Koll também destacou a necessidade de monitorar as construções em áreas propensas a deslizamentos.
- Leia a mensagem do primeiro-ministro indiano Narendra Modri, escrita originalmente em malaiala, um dos 22 idiomas oficiais da Índia, falado por aproximadamente 30 milhões de pessoas
“Estou triste pelos deslizamentos de terra em algumas partes de Wayanad. Meus pensamentos estão com todos aqueles que perderam seus entes queridos e estou rezando pelos feridos.
As operações de resgate para ajudar os afetados pelo desastre estão em andamento. Conversei com o Ministro-Chefe de Kerala, Sr. @pinarayivijayan, e assegurei toda a assistência possível do governo central em vista da situação atual.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)