Territórios ucranianos anexados vão participar das eleições, diz Rússia
A Comissão Eleitoral Central da Rússia (CEC) afirmou nesta segunda-feira, 11, que os territórios anexados no leste e no sul da Ucrânia vão participar das eleições presidenciais russas marcadas para março de 2024...
A Comissão Eleitoral Central da Rússia (CEC) afirmou nesta segunda-feira, 11, que os territórios anexados no leste e no sul da Ucrânia vão participar das eleições presidenciais russas marcadas para março de 2024.
O governo da Ucrânia disse, no entanto, que qualquer votação russa em Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson será nula e sem efeito. Kiev também prometeu processar quaisquer observadores enviados para monitorar a votação.
Embora a CEC diga que o sistema eleitoral dos quatro territórios anexados esteja em “pleno funcionamento”, Moscou controla apenas parte dessas regiões.
Na sexta, 8, Vladimir Putin (foto) confirmou que irá concorrer novamente à Presidência da Rússia. De acordo com as reformas constitucionais que Putin mesmo orquestrou, ele está apto a concorrer a mais dois mandatos de seis anos, o que significa que poderá permanecer no poder até 2036. Com um controle firme sobre o sistema político russo, a vitória do atual presidente é praticamente garantida.
Em outubro de 2022, o Kremlin formalizou a a anexação de quatro regiões ucranianas como território da Rússia. A medida seguiu referendos que foram contestados pela Ucrânia e pelo Ocidente e denunciados como ilegítimos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)