Tchutchuca no New York Times
O perfil de Twitter New New York Times (@NYT_first_said), dedicado a tuitar as palavras que aparecem no jornal americano (foto) pela primeira vez, registrou nesta sexta-feira (26) a estreia de "tchutchuca" nas páginas do diário de quase 171 anos de idade...
O perfil de Twitter New New York Times (@NYT_first_said), dedicado a tuitar as palavras que aparecem no jornal americano (foto) pela primeira vez, registrou nesta sexta-feira (26) a estreia de “tchutchuca” nas páginas do diário de quase 171 anos de idade.
O termo, claro, apareceu na reportagem publicada pelo NYT em 20 de agosto sobre a altercação entre Jair Bolsonaro e o youtuber Wilker Leão —depois de ter sido chamado de “tchutchuca do Centrão” pelo youtuber, o presidente avançou sobre ele e tentou tomar seu celular. Leão também foi empurrado por um dos seguranças do GSI.
Em sua reportagem, intitulada “Bolsonaro tenta pegar telefone de homem e ganha novo apelido (ofensivo)”, o jornal traduziu “tchutchuca do Centrão” como “the pork-barrelers’ little lap dog” —em inglês, “pork-barreler” é aquele que usa recursos do governo para comprar votos, e “little lap dog” é algo como “cachorrinho de colo”.
No texto, o NYT acrescenta que “o insulto (…) representou um desafio particular para os correspondentes estrangeiros que tentam traduzi-lo para seu público”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)