Talibãs proíbem janelas em locais com vista para mulheres
Recentemente, até mesmo vozes femininas foram banidas de rádios e TVs no Afeganistão
O líder supremo dos talibãs, Hibatullah Akhundzada, proibiu a construção de janelas em novas residências no Afeganistão que ofereçam vista para áreas onde mulheres possam ser vistas.
A regra, anunciada no sábado, 28, pelo porta-voz Zabihullah Mujahid, também exige que janelas já existentes sejam bloqueadas com muros ou cortinas para “preservar a privacidade e proteger as mulheres de possíveis danos”.
O decreto, enviado às prefeituras e órgãos responsáveis por obras, descreve que janelas com vista para cozinhas, pátios ou poços — locais comumente utilizados por mulheres — devem ser removidas ou obstruídas.
Autoridades municipais foram instruídas a fiscalizar o cumprimento rigoroso da norma, que se soma às várias restrições já impostas às mulheres desde o retorno dos talibãs ao poder, em agosto de 2021.
“Apartheid de gênero”
Para a ONU, as mulheres afegãs enfrentam um “apartheid de gênero” no país, com proibições que as impedem de frequentar escolas, universidades, parques, academias e salões de beleza.
Elas também não podem trabalhar fora de casa na maioria das áreas urbanas e são obrigadas a usar véus em público.
Recentemente, até mesmo vozes femininas foram banidas de rádios e TVs, e o governo proibiu mulheres de cantar ou recitar poesia, em um esforço para restringir ainda mais sua presença na esfera pública.
A política dos talibãs justifica essas medidas sob a interpretação estrita da lei islâmica, que, segundo o regime, “garante os direitos dos afegãos”. A comunidade internacional, no entanto, considera como violações graves dos direitos humanos.
Leia mais: Queda de Assad: EUA atacam alvos do Estado Islâmico na Síria
Leia também: Feminismo progressista e esquerda talibã
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marcelo Augusto Monteiro Ferraz
29.12.2024 20:46Prontas para a defesa das mulheres afegãs, "feministas" de todo o mundo???? Ou ficarão caladas porque os talibãs "são contra os EUA"??!!
Marcos Rezende
29.12.2024 15:37Tudo gays. Não gostam de mulheres só de homens.