“Superministro” da Economia toma posse na Argentina
O ex-presidente da Câmara argentina Sergio Massa (foto) assumiu nesta quarta (3) o recém-criado "superministério" da Economia do país. Segundo a Folha, ele deverá anunciar um pacote de medidas para tentar fazer a Argentina sair da crise financeira...
O ex-presidente da Câmara argentina Sergio Massa (foto) assumiu nesta quarta (3) o recém-criado “superministério” da Economia do país. Segundo a Folha, ele deverá anunciar um pacote de medidas para tentar fazer a Argentina sair da crise financeira.
A expectativa, de acordo com o jornal La Nación, é que Massa anuncie um corte nos gastos sociais, que perfazem 1,9% do PIB argentino, e nos subsídios para energia elétrica e gás, o que tornaria ambos os produtos mais caros para os consumidores.
O novo ministro, informa a imprensa da Argentina, também planeja fortalecer as reservas do Banco Central para contornar a dívida do país. O objetivo das medidas é conter uma inflação que se aproxima dos 90% ao ano, bem como a disparada do dólar no mercado paralelo.
Massa, que terá sob seu comando as áreas de Economia, Agricultura, Pecuária e Pesca e Relações com os Órgãos Internacionais, tem uma história política cheia de idas e vindas com o peronismo. Foi chefe de gabinete da Presidência na gestão de Cristina Kirchner, passou à oposição e depois voltou a se aliar a Cristina contra o ex-presidente Mauricio Macri.
Reportagem de Duda Teixeira na Crusoé mostra que o mercado considera Massa um peronista mais “de centro” que sua antecessora na Economia, Silvina Batakis, tida como muito próxima de Cristina, a atual vice-presidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)