Sunak anuncia dissolução do Parlamento e antecipa eleições
Sunak tenta aproveitar notícias positivas no campo econômico para impulsionar o Partido Conservador no pleito marcado para 4 de julho
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou nesta quarta-feira, 22, a dissolução do Parlamento do Reino Unido e a antecipação das eleições legislativas para 4 de julho.
A solicitação recebeu o aval do rei Charles III.
“Hoje falei com sua majestade, o rei, para pedir a dissolução do Parlamento. O rei aceitou este pedido e celebraremos eleições gerais em 4 de julho”, disse Sunak em frente à residência oficial em Downing Street.
“Agora é o momento do Reino Unido escolher o seu futuro”, acrescentou.
Segundo o Guardian, o Parlamento britânico deverá ser dissolvido na quinta-feira, 30.
O que está por trás da decisão de Sunak
Diante do crescimento da oposição trabalhista, liderada por Keir Starmer, nas pesquisas eleitorais, o primeiro-ministro, Rishi Sunak, tenta aproveitar uma série de notícias positivas no campo econômico, para impulsionar o Partido Conservador, o qual lidera, nas eleições legislativas.
Em seu discurso, o primeiro-ministro afirmou que o governo britânico “alcançou dois marcos importantes” de redução da inflação e crescimento da economia mais rápido do que outros países do G7.
Trabalhistas estão em vantagem
As pesquisas eleitorais dão ao Partido Trabalhista, de centro-esquerda, cerca de 45% dos votos. Os conservadores, por sua vez, aparecem com cerca de 20% das intenções de voto, enquanto o partido anti-imigração e anti-clímax Reform UK, tem 12%.
Em sua primeira declaração após a convocação de novas eleições no Reino Unido, Keir Starmer disse que as eleições são uma “oportunidade de mudança”.
“Juntos podemos parar o caos, virar a página e começar a reconstruir e mudar o Reino Unido”, afirmou.
No cargo desde 2022, quando assumiu o Parlamento britânico após Liz Truss permanecer no posto por apenas 45 dias, Rishi Sunak tem se esforçado para lidar com a perda de votos do Partido Conservador, que governa o Reino Unido há 14 anos, para abafar as correntes de oposição dentro da própria legenda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)