Starbucks lança café com sabor de carne de porco na China
Para o Ano Novo Lunar, Starbucks China lançou um latte inusitado com sabor de carne de porco. Explore seus sabores doces e salgados únicos
Em uma inovação culinária nada convencional, a Starbucks da China lançou uma bebida temática para comemorar um dos maiores feriados anuais da Ásia, o Ano Novo Lunar. A bebida apelidada de “Latte Saboroso de Ano Abundante” tem um sabor “interessante”, combinando café expresso e leite vaporizado com molho de porco.
Uma criação culinária inusitada
Muito além do café com leite tradicional, a nova bebida contém um molho chamado Dongpo, que tem um sabor de porco refogado. Para completar a experiência gastronômica inusitada, a bebida é decorada com mais molho e um pedaço de carne de peito de porco. A descrição está em conformidade com o aplicativo de entrega da Starbucks e o preço é de 68 yuans (aproximadamente R$ 46,90).
“Comer carne significa prosperidade no próximo ano”
No início do Ano Novo Lunar, o Starbucks escreveu no Weibo, uma plataforma de mídia social muito popular na China, que a bebida traz os “costumes tradicionais de Ano Novo para o café” e cria “sabores salgados e doces inesperados”. As imagens da bebida mostram um fiozinho de molho vermelho escuro sobre a espuma do café com leite, com um pedaço de carne de porco em um espeto adornando a borda da caneca.
O prato Dongpo rou
O molho Dongpo que dá sabor à bebida exótica é feito de barriga de porco assada, açúcar cristal, molho de soja, vinho amarelo e outros temperos. É um prato tradicional chinês, nomeado em homenagem ao antigo poeta, pintor e estadista Su Dongpo. O resultado são cortes de carne de porco macios que podem ser facilmente separados com palitinhos.
O mercado de cafeterias na China
Segundo um relatório do World Coffee Portal, a China é o maior mercado de cafeterias de marca do mundo. Em 2023, a Starbucks afirmou que abriu 785 pontos de venda no país, se consolidando como o seu segundo maior mercado mundial e o principal mercado externo. Entretanto, a concorrência é acirrada, com a Luckin Coffee sendo a maior rede de café do país, oferecendo bebidas a preços mais baixos do que o concorrente norte-americano.
Opiniões divididas
A opinião dos chineses sobre a nova bebida da Starbucks é mista. Alguns estão curiosos sobre o novo sabor, mas outros estão céticos, apontando para o alto preço e questionando por que beberiam o café com leite em vez de comer carne de porco assada de verdade. O portal de notícias Jiupai News informou que a bebida já estava esgotada em uma loja em Wuhan, com os clientes descrevendo o sabor como “único”.
A Starbucks também lançou outros novos sabores em toda a China com tema festivo em fevereiro, incluindo um macchiato de jujuba inspirado nos bolos de arroz de ano novo e um macchiato de tofu de amêndoa.
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