StandWithUs Brasil detalha fases de libertação de reféns israelenses
Palestinos e israelenses serão libertados após Trump e Biden anunciarem acordo de cessar-fogo
A StandWithUs Brasil, instituição educacional sobre Israel presidida pelo cientista político André Lajst, detalhou todas as fases de troca de reféns entre as Forças de Defesa de Israel (FDI) e o grupo terrorista do Hamas, após o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o acordo de cessar-fogo em Gaza nesta quarta-feira, 15.
Na primeira fase, haverá a soltura de 33 reféns mantidos na Faixa de Gaza, vivos ou mortos, a partir de uma listagem fornecida por Israel. Entre eles, estão mulheres, civis ou soldadas israelenses, e crianças, e idosos acima de 60 anos.
“Fase 1: Libertação de 33 reféns mantidos na Faixa de Gaza (vivos e mortos), com base na lista fornecida por Israel. Essa lista inclui mulheres — entre civis e aquelas que são soldadas das Forças de Defesa de Israel (IDF) —, crianças, idosos acima de 50 anos e homens classificados na categoria humanitária com menos de 50 anos. Durante os 42 dias previstos, haverá retirada parcial de tropas israelenses da Faixa de Gaza.
No vigésimo segundo dia, civis palestinos poderão retornar a suas casas no norte da Faixa de Gaza:
” (…) com inspeção de veículos durante o retorno. Enquanto isso, as IDF reduzirão sua presença no Corredor Filadélfia e se retirarão completamente do Corredor Netzarim. Serão permitidos 600 caminhões de ajuda humanitária a entrar na Faixa de Gaza.“
Eis o cronograma completo:
- Dia 1: 3 reféns serão libertados.
- Dia 7: 4 reféns serão libertados.
- Dia 14: 3 reféns serão libertados, com prioridade para mulheres.
- Dia 21: 3 reféns serão libertados.
- Dia 28: 3 reféns serão libertados.
- Dia 35: 3 reféns serão libertados.
- Última semana: os 14 reféns restantes serão libertados.
No 16º dia, começarão as negociações para a Fase 2. Em troca, Israel libertará aproximadamente 1.000 prisioneiros palestinos, incluindo terroristas e assassinos que estão cumprindo pena de prisão perpétua. Terroristas com histórico de mortes serão enviados para Faixa de Gaza, Turquia ou Catar.
Fase 2: Libertação de todos os reféns vivos restantes em troca de um cessar-fogo permanente. As IDF não retirarão todas as tropas da Faixa de Gaza até que o último refém seja libertado.“
As Forças de Defesa de Israel garantem que vão seguir com as tropas na Faixa de Gaza até que o último refém israelense seja libertado:
“Dado o histórico do Hamas de violar acordos e minar cessar-fogos anteriores, há cautela e vigilância. Enquanto se espera a libertação dos 98 reféns, a situação continuará sendo monitorada de perto“, concluiu.
Leia mais: “Crusoé: “Isso é uma piada?”, pergunta Biden em coletiva sobre cessar-fogo“
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)