Soldados norte-coreanos tentam fugir de Kursk
Segundo o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, seria uma escalada da guerra na Ucrânia se a Coreia do Norte enviasse tropas para apoiar a Rússia. Se assim for, essa escalada é iminente
Mais de 10 mil soldados do ditador Kim Jong-un já estão se preparando para uma missão de combate no leste da Rússia, afirmou um chefe da inteligência ucraniana na semana passada.
Os soldados norte-coreanos podem já estar na zona fronteiriça de Kursk, que foi parcialmente ocupada pela Ucrânia em agosto. Isto é indicado por um incidente relatado pela grande mídia ucraniana “RBC-Ucrânia”: 18 soldados norte-coreanos que abandonaram as suas posições na região de Kursk foram presos pelo exército russo na região de Bryansk.
Segundo o relatório, cerca de 40 instrutores militares da Coreia do Norte estavam estacionados nas florestas de Kursk, juntamente com cinquenta soldados russos. O plano original era que os instrutores ensinassem os russos a usar balões para fins militares. Em vez disso, os soldados russos mostraram aos soldados norte-coreanos como conduzir o combate de infantaria moderno, utilizando a experiência da guerra na Ucrânia.
Norte-coreanos sem comida na floresta
Depois de completar o treinamento, os militares norte-coreanos foram deixados em uma floresta por vários dias, diz-se. Não havia comida ou instruções.
No dia 14 de outubro, alguns norte-coreanos decidiram abandonar ilegalmente as suas posições. Em 16 de outubro, os soldados desaparecidos teriam sido encontrados e presos pelos ocupantes russos. Eles supostamente viajaram 60 quilômetros.
Coreia do Sul convoca embaixador russo
A Coreia do Sul convocou o embaixador russo sobre a alegada utilização de soldados norte-coreanos na guerra da Ucrânia. O diplomata-chefe russo em Seul, Georgi Zinoviev, disse à agência de notícias Yonhap que conversou com o vice-ministro das Relações Exteriores, Kim Hong Kyun.
Segundo informações russas, a cooperação entre a Rússia e a Coreia do Norte não é dirigida contra os interesses de segurança da Coreia do Sul. A cooperação entre os dois países está de acordo com o direito internacional, disse a embaixada russa na Coreia do Sul, citando o seu diplomata-chefe.
A Rússia, que viola o direito internacional na Ucrânia, recebe tecnologia militar da Coreia do Norte. O Estado em grande parte isolado, tal como o Irã e a China, é um dos parceiros da Rússia. A presença de soldados norte-coreanos na Rússia ainda não foi confirmada de forma independente.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou num discurso em vídeo que havia evidências de satélite e de vídeo do envio de tropas norte-coreanas para a Rússia.
Leia mais: Soldados norte-coreanos reforçam os russos na frente ucraniana
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)