“Seria mais fácil uma mulher conservadora republicana ganhar”, diz Bill Clinton
Em entrevista ao canal CBS, o ex-presidente democrata prevê "uma mulher muito em breve" na Casa Branca
O ex-presidente democrata Bill Clinton sugeriu nesta terça-feira, 19, que uma “republicana conservadora” teria mais facilidade para vencer uma eleição à presidência dos Estados Unidos, ao comparar com o desempenho da vice-presidente, Kamala Harris, derrotada pelo republicano Donald Trump nas eleições do último dia 5 de novembro.
“Acho que todas as batalhas culturais que estamos lutando tornam mais difícil uma mulher vencer. Eu acho que seria provavelmente mais fácil uma mulher republicana conservadora ter vencido, porque foi como Margaret Tatcher venceu. Mas ainda acho que nós tiremos uma mulher presidente muito em breve”, afirmou Clinton à CBS News.
Clinton afirmou que a escolha do país por um candidato republicano “é uma reação a toda turbulência enfrentada” no mandato do presidente Joe Biden: “Eu acho que em alguns momentos a gente [Estados Unidos] se move para a direita como uma reação a toda turbulência.”
O ex-presidente também foi questionado se sua esposa, a ex-candidata à presidência em 2016, Hillary Clinton, teria vencido as eleições de 2008, quando o democrata Barack Obama derrotou o republicano John McCain. Para ele, o cenário “pró-democrata” teria colocado Hillary como a primeira presidente mulher do país.
Campanha para Kamala
Bill Clinton fez campanha para Kamala, no estado-pêndulo da Pensilvânia, na reta final da corrida à Casa Branca e esteve ao lado de Biden antes de sua desistência. O ex-presidente chegou a dizer que seria uma “farsa” se Trump assumisse novamente o posto máximo dos Estados Unidos.
No dia em que Trump venceu oficialmente Kamala, Clinton escreveu:
“Nós devemos lembrar que a América é maior do que os resultados de qualquer eleição e a gente [americanos], como cidadãos, vamos fazer a diferença como a nação que anda adiante. Nós precisamos resolver nossos problemas e aproveitar as oportunidades juntos. O futuro do país depende de nós”.
Bill Clinton foi o 42º presidente dos Estados Unidos, por dois mandatos, entre os anos de 1993 e 2001.
Antes da assumir a Casa Branca, ele governou o estado do Arkansas também por duas vezes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)