Secretário-geral da Otan fala em preocupação com Finlândia
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto), comentou há pouco a preocupação da Aliança com a possibilidade de que a Rússia espalhe a guerra na Ucrânia para outros países, que também não integram a Otan, como a Finlândia. Em pronunciamento, Stoltenberg anunciou a mobilização das Forças de Resposta...
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto), comentou há pouco a preocupação da Aliança com a possibilidade de que a Rússia espalhe a guerra na Ucrânia para outros países que também não integram a Otan, como a Finlândia.
Em pronunciamento, Stoltenberg anunciou a mobilização das Forças de Resposta para dar uma resposta a Vladimir Putin.
“Estamos enviando mais tropas para a região para garantir que não haja possibilidade de a nossa capacidade de proteger nossos aliados ser contestada. Queremos evitar que a guerra que está acontecendo na Ucrânia se espalhe para qualquer país aliado da Otan. Essa foi a mensagem dos líderes de hoje e também a mensagem quando eu me encontrei com o líder do G7 e também quando eu falo com aliados da União Europeia e da Finlândia.”
“A Rússia não tem nenhum respeito pela fundação da Otan. Como é possível melhorar o relacionamento com a Rússia dessa forma”, disse ele.
No início do ano, o presidente e o primeiro-ministro da Finlândia divulgaram uma nota conjunta no início do ano para reforçar a intenção do país de entrar na Otan.
“Que se diga mais uma vez: a margem de manobra e a liberdade de escolha da Finlândia incluem também a possibilidade de alinhamento militar e de candidatura à adesão à OTAN.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)