Schoen: “Kamala Harris venceu o debate, mas o jogo ainda não acabou”
Doug Schoen, consultor político americano, argumenta que, embora Kamala Harris tenha levado a melhor no debate contra Trump, o resultado da eleição continua incerto
O consultor político americano Doug Schoen, ligado ao partido democrata, acredita que Kamala Harris venceu o debate, mas “o jogo ainda não acabou”. Ele afirma que a vice-presidente se saiu melhor que Donald Trump no debate, com ajuda de moderadores que “sentiam a necessidade de checar quase tudo o que o ex-presidente dizia”.
De acordo com Schoen, isso teria irritado Trump, enquanto Harris ganhava confiança. No entanto, ele pondera: “não está claro que isso terá um impacto decisivo no resultado da eleição de 5 de novembro”.
Schoen também destaca que, apesar da vitória de Kamala Harris, Trump conseguiu falar diretamente a sua base, e muitos de seus apoiadores perceberam o “quanto de parcialidade foi introduzido no processo pela ABC News“. Segundo ele, a democrata apresentou melhores respostas sobre temas como aborto, saúde e mudanças climáticas, mas a fala de Trump sobre o estado atual do país ainda ressoa com muitos eleitores. “Os eleitores continuam irritados com a direção que o país está tomando.”
Impulso
O consultor prevê que Harris deve ganhar um impulso moderado após o debate, mas acredita que essa poderá ser a última vez que ambos se enfrentam. “A campanha de Harris pode alegar que quer um segundo debate, mas será sob condições que o ex-presidente nunca aceitará”. Ele sugere que Trump dificilmente aceitaria um novo confronto mediado por ABC, NBC ou CBS.
O ex-presidente, segundo Schoen, agora deve concentrar seus esforços em comícios e entrevistas, evitando confrontos diretos como o da última terça. “Trump, na campanha, tem um apelo único e convincente”, diz o consultor, ressaltando que o ex-presidente já conseguiu reverter cenários desfavoráveis em eleições anteriores, independentemente de debates.
Ainda assim, Schoen adverte que Kamala Harris conseguiu reafirmar para muitos eleitores sua capacidade de governar, mas as dúvidas sobre sua eventual presidência permanecem. Ele conclui dizendo que contar com Trump fora da corrida seria um “erro profundo”, dado seu histórico de recuperação política.
Quem é Doug Schoen
Doug Schoen é um consultor político americano com mais de 40 anos de experiência, tendo trabalhado para líderes como o presidente Bill Clinton e Michael Bloomberg. Fundador da empresa de pesquisa Schoen Cooperman, ele é conhecido por suas análises políticas e como colaborador frequente de veículos como Fox News.
Leia mais: Moderadores criticados por parcialidade em debate presidencial
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)