Satélites detectam barreira flutuante em Mar da China Meridional
Imagens de satélite do polêmico Scarborough Shoal, no Mar da China Meridional, mostram uma nova barreira flutuante em sua entrada, onde navios filipinos e da guarda costeira chinesa frequentemente se encontram.
Imagens de satélite do polêmico Scarborough Shoal, no Mar da China Meridional, mostram uma nova barreira flutuante em sua entrada, onde navios filipinos e da guarda costeira chinesa frequentemente se encontram. Uma das imagens, capturadas pela Maxar Technologies em 22 de fevereiro de 2023 e vista pela Reuters, mostra a barreira bloqueando a boca do shoal. Na semana passada, a guarda costeira chinesa alegou ter afastado uma embarcação filipina “entrando ilegalmente” nas águas de Pequim.
Filipinas contesta reivindicações da China
As Filipinas, que na semana passada enviou um navio da Bureau of Fisheries and Aquatic Resources (BFAR) para patrulhar o shoal e transportar combustível para pescadores filipinos na área, afirmaram que as reivindicações da China são “imprecisas” e que as atividades de Manila lá são legais. A China reivindica o Scarborough Shoal, embora esteja dentro da zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas das Filipinas. Em 2016, um tribunal de arbitragem internacional em Haia disse que as reivindicações da China não tinham base legal – decisão rejeitada por Pequim. Isso torna o atoll um dos recursos marítimos mais contestados da Ásia e um ponto de destaque para os conflitos diplomáticos sobre soberania e direitos de pesca.
Guarda Costeira Filipina relata movimentação Chinesa
A imagem de satélite reforça um relatório e um vídeo distribuído pela Guarda Costeira Filipina (PCG) no domingo, mostrando dois barcos infláveis da Guarda Costeira chinesa implantando barreiras flutuantes na entrada do shoal em 22 de fevereiro. A PCG afirmou que um navio da guarda costeira chinesa seguiu o navio da BFAR, “realizou manobras de bloqueio” a cerca de 1,3 milhas náuticas (2,4 km) do shoal e se aproximou dele de perto.
Discussões sobre a disputa territorial intensificam-se
“O que estamos vendo no Scarborough Shoal agora é provavelmente o início da retaliação de Pequim contra a retaliação de Manila”, disse Ian Storey, membro sênior do Instituto ISEAS-Yusof Ishak de Cingapura. Desde que tomou posse em junho de 2022, o presidente Ferdinand Marcos Jr desafiou a presença da China em Scarborough Shoal e suas tentativas de impedir o reabastecimento de tropas filipinas estacionadas no Second Thomas Shoal, disse ele. As tentativas da China de impedir os pescadores filipinos de pescar em Scarborough Shoal são absolutamente ilegais, afirmou Storey. “A decisão do tribunal arbitral de 2016 deu aos pescadores de ambos os países o direito de (pescar lá). Manila está apenas apoiando os direitos legítimos dos pescadores filipinos.”
Segundo comunicado, a barreira foi retirada algumas horas após a partida do navio BFAR. Não estava claro pelas fotos o quão robusta era a barreira e se ela teria sido um obstáculo para navios de guerra maiores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)