Santos Cruz vai chefiar missão da ONU na Ucrânia
A ONU informou nesta quinta-feira (18) que o general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz (foto) foi escolhido para liderar uma missão de apuração dos fatos na Ucrânia. O país está em guerra com a Rússia desde que foi invadido pelas tropas de Vladimir Putin, em fevereiro...
A ONU informou nesta quinta-feira (18) que o general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz (foto) foi escolhido para liderar uma missão de apuração dos fatos na Ucrânia. O país está em guerra com a Rússia desde que foi invadido pelas tropas de Vladimir Putin, em fevereiro.
O anúncio do nome de Santos Cruz foi feito hoje por António Guterres, ex-premiê de Portugal e secretário-geral das Nações Unidas, durante uma conversa com jornalistas em Lviv. Guterres se reuniu hoje na cidade ucraniana com o presidente do país, Volodymyr Zelensky, e com o autocrata da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
O secretário-geral da ONU afirmou que caberá ao general brasileiro investigar a explosão no centro de detenção de Olenivka, na região de Donetsk, que matou dezenas de pessoas no dia 29 de julho. O centro abrigava prisioneiros de guerra ucranianos.
De Brasília, Santos Cruz disse à ONU News ter ficado “muito honrado” com a escolha de seu nome. “Tenho a certeza de que os companheiros que irão também ser selecionados pelas Nações Unidas são pessoas da mais alta qualidade, e isso é uma grande garantia para o nosso trabalho”.
O general, que foi ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro por seis meses e depois rompeu com o presidente, já comandou duas missões de paz da ONU: a Minustah, no Haiti, e a Monusco, na República Democrática do Congo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)