Sánchez pode se reeleger como premiê da Espanha na quinta-feira
O Parlamento de Espanha realizará nesta semana o debate e a votação para a reeleição do socialista Pedro Sánchez como primeiro-ministro. A presidente do Congresso dos Deputados, Francina Armanegol, anunciou que as sessões ocorrerão na quarta-feira, 15, e quinta-feira, 16...
O Parlamento de Espanha realizará nesta semana o debate e a votação para a reeleição do socialista Pedro Sánchez como primeiro-ministro. A presidente do Congresso dos Deputados, Francina Armanegol, anunciou que as sessões ocorrerão na quarta-feira, 15, e quinta-feira, 16.
Sánchez fechou acordos parlamentares na semana passada, garantindo assim a viabilização de um novo governo de esquerda no país, após as eleições legislativas de 23 de julho. Esses acordos preparam o caminho para a formação de um governo de coligação liderado pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), em conjunto com o partido Somar e outros seis partidos regionalistas, nacionalistas e independentistas das Canárias, Catalunha, Galiza e País Basco.
Caso todos esses partidos confirmem seus votos a favor, Sánchez será reeleito primeiro-ministro com uma maioria absoluta de 179 dos 350 deputados espanhóis. Na legislatura anterior, ele foi eleito chefe do governo da Espanha com uma maioria simples de 167 votos a favor.
É importante ressaltar que alguns dos partidos que agora apoiam o novo governo socialista foram contrários a Sánchez no passado. Em janeiro de 2020, tanto a Coligação Canária quanto Junts pela Catalunha, liderado pelo ex-presidente do governo regional Carles Puigdemont, votaram contra a sua eleição.
Puigdemont é conhecido por liderar a tentativa de autodeterminação da Catalunha em 2017 e atualmente reside na Bélgica para evitar a Justiça espanhola.
Os acordos entre o PSOE e os partidos catalães incluem a proposta de anistia para os separatistas catalães, uma medida que é contestada por partidos de direita, associações de juízes e procuradores, entre outros setores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)