Rússia volta a fornecer gás natural à Europa
A Rússia retomou nesta quinta-feira (21) o fornecimento de gás natural à Europa, após uma interrupção de 10 dias provocada por uma manutenção programada...
A Rússia retomou nesta quinta-feira (21) o fornecimento de gás natural à Europa, após uma interrupção de 10 dias provocada por uma manutenção programada. Porém, o fluxo de gás bombeado ao continente segue reduzido, com apenas 40% da capacidade total do gasoduto Nord Stream 1.
Na semana passada, a companhia de gás russa Gazprom colocou em dúvida o funcionamento regular do gasoduto, alegando que as sanções impostas pela guerra na Ucrânia estavam dificultando os reparos de uma turbina enviada ao Canadá.
Como resposta ao impasse, a Comissão Europeia propôs um racionamento de 15% do gás natural no países do bloco até 2023.
Em meio à guerra da Ucrânia, as interrupções no envio de gás natural ameaçam prejudicar os esforços europeus para reabastecer o armazenamento para os meses de inverno.
A Rússia é o maior fornecedor do gás natural consumido pelos países da União Europeia. Apenas em 2021, o país de Vladimir Putin foi responsável por fornecer 39% do gás natural utilizado na Europa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)