Rússia vai cortar fornecimento de gás à Holanda
A Gazprom (foto), estatal de energia russa, cortará o fornecimento de gás à estatal holandesa GasTerra a partir desta terça-feira (31)...
A Gazprom (foto), estatal de energia russa, cortará o fornecimento de gás à estatal holandesa GasTerra a partir desta terça-feira (31), informa a agência Reuters.
De acordo com as duas empresas, a companhia da Holanda se recusou a pagar pelo combustível em rublos —medida imposta pelo regime de Vladimir Putin após as sanções impostas pelos países ocidentais como reação à invasão da Ucrânia.
“A GasTerra disse que contratou de outra empresa os 2 bilhões de metros cúbicos (bcm) de gás que esperava receber da Gazprom até outubro. A empresa é 50% de propriedade de entidades governamentais holandesas, e os outros 50% são divididos pela metade entre a Shell e a Exxon”, diz o texto da Reuters, reproduzido por O Globo.
No Twitter, o ministro da Energia holandês, Rob Jetten, endossou a decisão da GasTerra e afirmou que ela “não terá consequências para a entrega física de gás às residências holandesas”.
No final de abril, a estatal rússia já havia suspendido o fornecimento de gás à Polônia e à Bulgária pelos mesmos motivos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)