Rússia nega acusações dos EUA sobre desenvolvimento de armas nucleares espaciais
Explore os desdobramentos das acusações dos EUA sobre as novas capacidades nucleares da Rússia no espaço.
Nesta quinta-feira, o Kremlin refutou um alerta dos Estados Unidos sobre as novas capacidades nucleares de Moscou no espaço, chamando-o de uma “fabricação maligna” e uma manobra da Casa Branca para obter mais dinheiro do Congresso americano para neutralizar a Rússia.
Os Estados Unidos relataram ao Congresso e a aliados europeus sobre novos elementos de inteligência relacionados às capacidades nucleares russas que poderiam representar uma ameaça internacional, disse uma fonte informada sobre o assunto.
Não estamos nas estrelas de Star Wars
As novas habilidades, relacionadas às tentativas russas de desenvolver uma arma espacial, não representam uma ameaça urgente para os Estados Unidos, informou a fonte. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que não comentaria o conteúdo dos relatos até que detalhes fossem revelados pela Casa Branca.
Porém, ele sugeriu que o alerta de Washington tem como objetivo primário garantir um aumento no orçamento militar.
“É claro que a Casa Branca está tentando, de qualquer maneira, incentivar o Congresso a votar em uma lei para alocar dinheiro, isso é óbvio”, disse ele aos jornalistas. “Vamos ver quais truques a Casa Branca usará”
Os interesses por trás do aviso
Por outro lado, o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, que é o homem de Moscou no controle de armas, acusou os Estados Unidos de “fabricação maliciosa”, conforme relatado pela TASS.
Os alertas ocorrem em meio ao cenário de maior confronto entre o Ocidente e a Rússia desde a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962. Tanto Moscou quanto Washington alertaram sobre o risco de um conflito entre a OTAN e a Rússia.
Rússia e Estados Unidos são as maiores potências nucleares, detendo cerca de 90% das armas nucleares do mundo. Além disso, ambos têm satélites militares avançados orbitando a Terra.
Capacidades do espaço e as ameaças representadas
O New York Times e a ABC News relataram anteriormente que a nova inteligência dos EUA estava relacionada às tentativas russas de desenvolver uma arma nuclear anti-satélite e baseada no espaço.
Fontes disseram que o aviso dos EUA estava relacionado às capacidades da Rússia no espaço e aos satélites. Não está claro por que a Rússia precisaria de uma arma nuclear para destruir um satélite.
No entanto, ameaçar satélites pode causar vários problemas – minando comunicações, vigilância, inteligência e comando e controle ao redor do mundo, incluindo na esfera nuclear.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)