Rússia fracassa em tentativa de voltar ao Conselho de Direitos Humanos da ONU
A Rússia fracassou em sua tentativa de voltar ao principal órgão de direitos humanos da ONU nesta terça-feira (10), com os rivais conquistando consideravelmente mais votos numa eleição vista como um teste fundamental dos esforços ocidentais para manter Moscou isolada...
A Rússia fracassou em sua tentativa de voltar ao principal órgão de direitos humanos da ONU nesta terça-feira (10), com os rivais conquistando consideravelmente mais votos numa eleição vista como um teste fundamental dos esforços ocidentais para manter Moscou isolada, informa a agência Reuters.
Na votação secreta, a Rússia obteve 83 votos, contra 160 para a Bulgária e 123 para a Albânia. Búlgaros e albaneses venceram os russos no mesmo grupo da Europa Oriental que disputava dois assentos no Conselho de Direitos Humanos (foto), com sede em Genebra (Suíça), para um mandato de três anos, começando em 1º de janeiro de 2024.
“Os Estados-membros da ONU enviaram um forte sinal à liderança da Rússia de que um governo responsável por inúmeros crimes de guerra e crimes contra a humanidade não pertence a esse conselho”, disse Louis Charbonneau, diretor da Human Rights Watch para as Nações Unidas.
A Rússia foi expulsa do colegiado há 18 meses, numa iniciativa diplomática liderada pelos EUA, após a invasão da Ucrânia pelo regime de Vladimir Putin, em fevereiro de 2022.
Em março, relatório de uma comissão independente a pedido da ONU acusou os russos de cometerem uma ampla gama de crimes de guerra na Ucrânia, como homicídios dolosos, tortura e deportação de crianças. Pelos mesmos motivos, Putin tem uma ordem de prisão emitida pelo Tribunal Penal Internacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)