Rússia expulsa vice-embaixador americano
O Departamento de Estado da Rússia acaba de expulsar o vice-embaixador americano em Moscou, Bart Gorman. A justificativa do governo de Vladimir Putin (foto) não ficou clara. A decisão ocorre enquanto os Estados Unidos acusam a Rússia de preparar uma invasão à Ucrânia a qualquer momento...
O Departamento de Estado da Rússia acaba de expulsar o vice-embaixador americano em Moscou, Bart Gorman. A justificativa do governo de Vladimir Putin (foto) não ficou clara.
A decisão ocorre enquanto os Estados Unidos acusam a Rússia de preparar uma invasão à Ucrânia a qualquer momento, apesar dos anúncios de que está retirando tropas da fronteira.
Há pouco, Joe Biden afirmou que “existem todos os indícios de que os russos estão preparados para invadir”. A Otan e o governo ucraniano também disseram que não há evidência de que os soldados russos estão voltando para suas bases.
Autoridades americanas consideraram a expulsão do diplomata um “passo de escalada” que pode limitar as soluções diplomáticas para a crise no Leste Europeu.
Gorman estava na Rússia há cerca de três anos. Um funcionário do Departamento de Estado americano disse a The New York Times, o visto dele ainda era válido.
O embaixador americano, John J. Sullivan, permanece em Moscou.
Os Estados Unidos ainda estudam uma resposta. O vice-embaixador russo em Washington deixou seu cargo no mês passado, no que foi descrito como o final de sua rotação regular.
“Pedimos à Rússia que encerre suas expulsões infundadas de diplomatas e funcionários dos EUA e trabalhe de forma produtiva para reconstruir nossas missões”, disse o porta-voz do departamento de Estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)