Rússia está prestes a subjugar Pokrovsk, vital cidade ucraniana
Mesmo com a Ucrânia atacando a Rússia, ela está perdendo outra batalha importante
A cidade de Pokrovsk, com população de 59.000 habitantes, tem tido um lugar na primeira fila da invasão russa em grande escala desde 2022. Mas foi somente no mês passado que seu futuro ficou seriamente ameaçado.
A Rússia vê sua captura como um objetivo estratégico, abrindo avanços em direção às grandes cidades de Dnipro e Zaporizhia. A grande esperança da Ucrânia era que uma ofensiva surpresa de Kursk aliviasse a pressão. Mas o avanço da Rússia acelerou.
Pokrovsk está se preparando para uma nova fase desagradável de guerra. A polícia regional e a administração local se mudaram. Dois supermercados fecharam, e o resto provavelmente seguirá. Moradores fazem fila do lado de fora de bancos e agências de pensão, correndo para fazer negócios enquanto ainda podem.
Em 19 de agosto, as autoridades pediram aos moradores que saíssem. Muitos estão seguindo o conselho, partindo com bagageiros de teto cheios de relíquias de família, geladeiras, árvores de Natal, sofás, cadeiras, colchões, com avós espremidas no banco de trás.
A Rússia está agora a 10 km da cidade. Na plataforma da estação, o som de soluços compete com guinchos de animais de estimação espremidos em sacolas e caixas para a jornada para o oeste.
Os russos não morderam a isca
Os comandantes ucranianos dão diferentes razões para o avanço russo. Alguns dizem que não há projéteis suficientes, com o inimigo disparando até dez vezes mais. Outros apontam para táticas russas — pequenos ataques de infantaria, bombas planadoras, novos tipos de guerra eletrônica. Mas a exaustão e os problemas de mão de obra parecem estar no cerne do colapso.
A mini-invasão surpresa da Ucrânia na Rússia provoca sentimentos mistos. A esperança de que a Rússia pudesse responder movendo tropas de Pokrovsk foi suplantada pela percepção de que não o fez.
Fontes de segurança ucranianas confirmam que, embora a Rússia tenha movido tropas de outras seções da linha de frente oriental, ela reforçou em torno de Pokrovsk.
Enquanto isso, a Ucrânia reposicionou unidades de forças especiais para Kursk e está remendando a frente de Pokrovsk com formações não testadas. Os russos descobriram as coisas e não estão mordendo a isca.
Os defensores de Pokrovsk estão relutantes em dizer quanto tempo podem resistir. Os russos podem levar semanas ou meses para passar por cidades periféricas como Myrnohrad, Selydove e Ukrainsk, todas agora assombradas por drones, artilharia e aviões bombardeiros.
Os russos têm o hábito de atacar pontos fracos com efeitos devastadores. Parece apenas uma questão de tempo até que Pokrovsk seja esmagada como Mariupol, Bakhmut e Avdiivka.
Leia também: Após 13 anos, Putin vai à Chechênia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)