Rússia deixa milhares de aviões sem GPS no norte da Europa
A Rússia está causando perturbações nos sistemas de navegação por satélite que afetam milhares de voos civis. Membros da Otan acusam Moscou de bloquear deliberadamente sinais de posicionamento.
Vários membros da Otan acusam Moscou de bloquear deliberadamente sinais de posicionamento.
O GPS já não é confiável no Mar Báltico e no norte da Noruega. A interferência no sistema de posicionamento global, que afetou todos os membros da Otan que fazem fronteira com a Rússia durante dois anos, piorou nos últimos meses. Sistemas alternativos ao GPS tiveram que ser ativados em dezenas de milhares de voos e a principal companhia aérea finlandesa suspendeu uma das suas rotas devido a um problema que também perturba a navegação marítima.
A Rússia está causando perturbações nos sistemas de navegação por satélite que afetam milhares de voos civis. O Mar Báltico, o Mar Negro e o Mediterrâneo Oriental – as regiões onde os militares da Rússia têm estado mais ativos – registaram um aumento nas perturbações do Sistema de Posicionamento Global (GPS). Isso deixou as aeronaves incapazes de receber sinais de GPS.
Em março, um avião da RAF que transportava o secretário da Defesa, Grant Shapps, teve o seu sinal de GPS bloqueado enquanto voava perto do território russo.
A perturbação persistente levou a companhia aérea finlandesa Finnair a suspender os voos diários para a segunda maior cidade da Estónia, Tartu, durante um mês, depois de dois dos seus aviões terem tido de regressar a Helsínquia devido a interferência de GPS.
O Aeroporto de Tartu depende exclusivamente de GPS, ao contrário da maioria dos aeroportos maiores que possuem sistemas de navegação alternativos que permitem que as aeronaves pousem mesmo que o sinal seja perdido.
Juho Sinkkonen, vice-presidente de operações de voo da Finnair, disse que suas aeronaves enfrentam esse problema diariamente. “Os pilotos estão relatando casos ativamente e recebemos mais de 100 relatórios por mês”, disse ele.
No entanto, Sinkkonen disse que a interferência do GPS é principalmente um incômodo e traz poucos riscos. Isto porque enquanto uma aeronave está em voo – ou seja, antes de se aproximar e aterrar num aeroporto – pode normalmente utilizar outros sistemas de navegação, pelo que perder a ligação ao GPS não representa uma ameaça imediata à sua segurança.
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