Rússia corta fornecimento de gás para Holanda
A estatal russa Gazprom anunciou nesta terça-feira (31) a suspensão do fornecimento de gás para a operadora holandesa GasTerra, após a empresa se recusar a efetuar pagamentos em rublos...
A estatal russa Gazprom anunciou nesta terça-feira (31) a suspensão do fornecimento de gás para a operadora holandesa GasTerra, após empresa se recusar a efetuar pagamentos em rublos.
“A Gazprom suspendeu por completo os envios de gás à empresa GasTerra B.V. (Holanda) devido ao não pagamento em rublos”, informou a estatal em comunicado.
Em resposta às sanções impostas pela União Europeia após a invasão da Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, exigiu que os compradores de gás de países “hostis” fizessem pagamentos em rublos, e não euros ou dólares, em contas abertas em bancos russos, sob ameaça de suspensão do fornecimento.
O GasTerra rejeita as condições e alega que houve quebra de contrato, ao mencionar que os pagamentos exigidos pelos russos representam um “risco de violação das sanções determinadas pela União Europeia”. Cerca de 15% do gás utilizado na Holanda é fornecido pela Rússia, o que equivale a 6 bilhões de metros cúbicos por ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)