Rússia cassa licença do jornal independente Novaya Gazeta
Um tribunal russo revogou nesta segunda-feira (5) a licença de distribuição da edição impressa do jornal Novaya Gazeta, um dos raros veículos independentes da Rússia...
Um tribunal russo revogou nesta segunda-feira (5) a licença de distribuição da edição impressa do jornal Novaya Gazeta, um dos raros veículos independentes da Rússia, informa a agência France Presse.
A publicação especializada em jornalismo investigativo já havia suspendido sua circulação em março, devido às novas leis que punem quem se desviar da linha do governo para falar da invasão da Ucrânia —que o regime de Vladimir Putin chama de “operação especial”.
A Novaya Gazeta informou pelo Telegram que “o tribunal Basmanny de Moscou considerou inválido o certificado de registro (como meio) da versão em papel” do jornal. A corte atendeu a uma denúncia apresentada em julho pela Roskomnadzor, agência reguladora da mídia russa.
Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2021, o diretor de redação da Novaya Gazeta, Dmitry Muratov (foto), foi um dos nomes à frente do cortejo fúnebre do último líder da URSS, Mikhail Gorbatchov, no último sábado —morto no dia 31 de agosto, aos 91 anos de idade, Gorbatchov detinha 49% da propriedade do jornal.
Em nota, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos chamou a decisão de “novo golpe contra a independência dos meios de comunicação russos, cujas atividades já foram prejudicadas pelas restrições jurídicas e pelo aumento dos controles estatais impostos após o ataque da Federação Russa à Ucrânia”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)